Mídia (artigos e publicações)

< voltar

19 de abril de 2023 •

Falência de bancos reduz financiamento para startups na região

Octavio Souto Vidigal Filho, sócio do CSMV Advogados, concedeu entrevista sobre a crise mundial bancária ao LexLatin Brasil.

Octavio afirmou que, para as startups em fase de Cash Burn, aquelas que ainda não levantaram todos os investimentos necessários, a perspectiva é de que os financiamentos e linhas de crédito fiquem ainda mais escassos:

“Algumas mudanças nos critérios de avaliação para as rodadas de investimento podem mudar e os investidores passarão a considerar as estratégias de tesouraria e diversificação do dinheiro da empresa, além da estabilidade da instituição financeira ou dos bancos com os quais mantém relacionamento, com muito mais rigor do que antes. Já é possível notar movimentos para redução de custos e diminuição de estruturas para que esse período de Cash Burn possa se manter por mais tempo”

O advogado brasileiro, especialista em direito societário e venture capital, aponta que as alternativas variam de acordo com o tamanho da empresa, mas, de maneira geral, as startups em fase inicial terão realmente de se voltar aos seus investidores-anjo de maneira a viabilizar o seu crescimento. 

“Também é possível que algumas startups se utilizem de estruturas como crowdfunding, porém, com as dificuldades do mercado e as limitações e entraves regulatórios impostos pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Em qualquer dos casos, será necessário encontrar investidores privados com maior apetite de risco e que idealmente possam agregar valor às startups não apenas com capital, mas também com conhecimento e sinergias, bem como ter um cuidado na negociação de valuation”, comenta o sócio do CSMV Advogados.

(…)

Octavio Souto Vidigal Filho (…) explica que “ainda que as taxas de juros altas possam desincentivar investimentos nos mercados de maior risco, para investidores com dinheiro em caixa é um período atraente porque os bons ativos terão melhores preços no mercado”.

 

Confira a íntegra da entrevista no LexLatin Brasil acessando aqui:

https://br.lexlatin.com/reportagens/falencia-de-bancos-reduz-financiamento-para-startups-na-regiao