12 de junho de 2024 •
Coluna Máquina do Esporte | Jogos Olímpicos: Do amadorismo ao profissionalismo
A mais recente edição da coluna de Pedro Henrique Mendonça no portal Máquina do Esporte destaca a novidade trazida pela Federação Internacional de Atletismo (World Athletics) para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Pela primeira vez na história da competição, os(as) campeões(ãs) olímpicos(as) do atletismo receberão premiação em dinheiro paga pela Federação.
Em sua análise, nosso sócio pontuou que a World Athletics será a única federação internacional, dentre todas as modalidades esportivas, a adotar esse modelo de premiação em Paris, e que tal fato pode estar atrelado à própria história dos jogos. “Por quase um século, a elegibilidade de atletas para participação nos Jogos Olímpicos foi marcada por forte restrição ao recebimento de valores associados à prática esportiva”, explica o advogado em trecho do texto.
Pedro pontua, ainda, que a novidade na premiação dos(as) campeões(ãs) olímpicos(as) de atletismo em 2024 indica mais um passo dos muitos que foram dados na profissionalização do esporte ao longo das últimas décadas.
Confira a íntegra da análise de nosso sócio aqui.