22 de março de 2023 •
STF julga inconstitucional multa isolada por compensação não homologada
O Supremo Tribunal Federal encerrou na última sexta-feira (17/03/2023), o julgamento do RE 796.939 e da ADI 4905, afetados por repercussão geral (Tema 736), com resultado favorável aos contribuintes.
Os Leading cases estabeleceram a controvérsia em torno da (in)constitucionalidade da multa isolada de 50% sobre o montante correspondente ao crédito tributário decorrente de pedido de compensação não homologado.
Os Ministros seguiram o entendimento dos relatores, Ministros Edson Fachin e Gilmar Mendes, respectivamente, entendendo que tal prática é inconstitucional, na medida em que a aplicação automática da sanção, sem considerações sobre a intenção do contribuinte, equivale a atribuir ilicitude ao próprio exercício do direito de petição, garantido pela Constituição, além de ferir o devido processo legal, por tolher das partes o exercício de suas faculdades e seus poderes processuais.
Divergiu apenas o Ministro Alexandre de Moraes, que votou pela parcial procedência da ADI 4905, para estabelecer a possibilidade da imposição da multa isolada quando for comprovada a má-fé do contribuinte, mediante processo administrativo que assegure o contraditório e a ampla defesa.
Findo o julgamento, fixou-se a tese de que “é inconstitucional a multa isolada prevista em lei para incidir diante da mera negativa de homologação de compensação tributária por não consistir em ato ilícito com aptidão para propiciar automática penalidade pecuniária”.
Nossa equipe de Tributário está à disposição para orientar os clientes que possuem litígios em curso envolvendo esta matéria.